Veículos levados pelas fortes enxurradas, carros submersos nas ruas ou garagens, devido as grandes chuvas de verão. Esse tipo de acontecimento acaba se tornando comum no início de ano devido às fortes chuvas que atingem diversas cidades brasileiras. E a dúvida que muitos motoristas tem, é...O seguro cobre esse tipo de dano?
Advogados especialistas em Direito do Consumidor afirmam que sim. Danos causados pela chuva, como alagamentos e até mesmo quedas de objetos como árvores ou muros causado pelas fortes chuvas, são cobertos totalmente pelas apólices de seguro compreensivo, o plano mais comum oferecido pelas seguradoras brasileiras e que cobre ocorrências ocasionadas por fenômenos da natureza como chuva de granizo, inundações, raios, queda de árvores, etc.
Apesar do fato do seguro cobrir todos esses danos, é importante o consumidor sempre conferir a apólice junto ao sua corretora, para que também avaliem a melhor cobertura que se adequa a sua necessidade e orçamento.
Tem que tomar cuidado, pois mesmo com a cobertura na apólice, não são todas as situações em que a seguradora de responsabiliza por todos os danos. Se ficar provado que o motorista contribuiu de alguma forma para que o veículo estivesse naquela situação, a empresa pode negar o pagamento desses danos.
Um exemplo é: quando o motorista tenta passar por uma rua alagada ou deixa o carro estacionado em uma rua já conhecida pelo risco de enchente.
Para quem teve o carro atingido pela água ou algum outro fenômeno natural, o recomendado é que logo que a situação se normalize, a água baixe e o veículo não esteja mais submerso, o segurado entre em contato com o corretor ou com a seguradora do seu veículo. A maioria dessas empresas oferece um canal de atendimento ao cliente 24 horas.
Ainda não tem toda a proteção que um seguro te proporciona? Então faça uma cotação, é 100% online.